Valdir Barranco visita o IFMT em busca de cursos técnicos para o interior do estado

Nova Bandeirantes e Confresa estão entre as cidades citadas pelo deputado

Valdir Barranco visita o IFMT em busca de cursos técnicos para o interior do estado

O deputado Valdir Barranco esteve hoje (13) na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT), em Cuiabá. Em reunião com o diretor de planejamento executivo, Willian Silva de Paula, Barranco propôs a ampliação das atividades do IFMT no interior do estado com ampliação da oferta de cursos profissionalizantes.

Para Nova Bandeirantes, por exemplo, o deputado pediu a instalação do curso técnico em agropecuária. “A agricultura familiar é bastante forte no município, porém muitas famílias ainda carecem de formação. Por isso, seria muito bom contar com o apoio do IFMT na capacitação dos jovens para que eles consigam qualificar a produção local e ampliar as possibilidades de renda para suas famílias.”

O deputado também pediu a extensão de cursos superiores ao município de Terra Nova. “A Escola Estadual Terra Nova já oferece o curso técnico de agropecuária, que por sinal é bastante concorrido. Os alunos são tão aplicados que conversando com eles temos a percepção de estarmos diante de profissionais na área, visto a qualidade do ensino e a dedicação dos estudantes. Tenho certeza de que um curso superior na área formaria excelentes profissionais para toda a região.”

Valdir Barranco também indagou sobre a possibilidade de parcerias. Segundo ele, em Várzea Grande, por exemplo, existe o Centro de Formação e Capacitação Olga Benário Prestes, uma escola do MST (Movimento dos Sem Terra) que atende centenas de jovens da agricultura familiar. “Trata-se de um espaço muito bem estruturado que desde o ano 2000 recebe adolescentes de vários municípios. São jovens filhos de agricultores familiares que desfrutam de diversos cursos. Com a ajuda do IFMT, eles poderiam ampliar seus conhecimentos e ajudar ainda mais no fortalecimento das atividades nos assentamentos da reforma agrária.”

“Abraçamos a ideia de criar alternativas de formação técnica e superior. Neste sentido, estamos avançando no relacionamento com os municípios e também abertos para parcerias com os movimentos sociais. O IFMT possui hoje sete campi agrícolas; todos envolvidos com agricultura familiar. Um deles fica em Guarantã do Norte onde já oferecemos cursos superiores em agropecuária e zootecnia. Temos interesse na parceria com a escola do MST e se conseguirmos avançar será de grande ganho para o Instituto”, disse Willian de Paula.

Willian de Paula citou o exemplo da parceria coma prefeitura de Confresa. “Nossos alunos foram responsáveis pela medição dos lotes rurais na cidade com vistas à titulação das terras. Ajudamos no processo de regularização fundiária, o que muito nos deixa honrados. O IFMT precisa destes espaços para formação prática de seus alunos. Estamos abertos às parceiras.”

Aproveitando a deixa, o deputado Valdir Barranco convidou o diretor Willian de Paula, que em maio assume a reitoria do IFMT, para participar das próximas audiências públicas sobre o tema. “Queremos sim participar e contribuir. Temos excelentes profissionais gabaritados, com mestrado e doutorado, que podem ajudar nas discussões e na resolução dos problemas que envolvem a regularização fundiária no estado, tanto urbana quanto rural. Contem conosco”, concluiu o diretor.
 

ROBSON FRAGA / ASSESSORIA DE GABINETE

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Valdir Barranco visita o IFMT em busca de cursos técnicos para o interior do estado

Enviando Comentário Fechar :/