O deputado do Campo, Justiça Social e Educação
Valdir Mendes Barranco nasceu em Alvorada do Sul, no Paraná, em 11 de março de 1975. Filho de Roque Barranco Pôncio e Elza Mendes Barranco (in memorian) tem sete irmãos. Junto com a família, mudou-se para Nova Bandeirantes (MT) aos oito anos de idade.
Em 1999, se casou com Roseli Nunes Barranco com quem tem dois filhos: Paulo Henrique e Ana Carolina.
Biólogo formado pela Unemat, com especialização em Gestão e Financiamento do Ensino Público, pela UFMT, começou sua vida política em 2001 como secretário de educação de Nova Bandeirantes. Na mesma cidade exerceu o cargo de prefeito entre 2004/2008.
Em 2009, Valdir Barranco se mudou para Cuiabá onde assumiu a chefia da Divisão de Obtenção de Terras do INCRA-MT. Em seguida, tornou-se chefe da Divisão de Administração. De 2011 a 2014, exerceu a função de superintendente titular tendo como bandeira a luta pelo direito a terra. Em 2014, atendendo ao chamado do Partido dos Trabalhadores (PT) e dos movimentos sociais, principalmente do campo e da educação, concorreu ao cargo de deputado estadual sendo eleito com 19.270 votos. Contudo, foi vítima de um golpe político orquestrado por vereadores corruptos do município de Nova Bandeirantes e só no dia 21 de setembro de 2016, depois de uma árdua e demorada batalha jurídica, tomou posse na Assembleia Legislativa.
Em 2018, Valdir Barranco foi reeleito deputado estadual com 21.970 votos.
"Minha luta por reforma agrária, educação e justiça social sempre esteve no foco do meu trabalho. Sou um fiel fiscalizador do governo e representante das minorias. Faço oposição decente e propositiva para que Mato Grosso reencontre os caminhos da justiça social, do emprego e do desenvolvimento político-econômico. Como no meu primeiro mandato, o gabinete 220 da Assembleia Legislativa continua de portas abertas para o povo e voltado às lutas trabalhistas. Contem sempre comigo”, disse o deputado.