Valdir Barranco
Valdir Mendes Barranco, nasceu no dia 11 de março de 1975, em Alvorada do Sul, uma cidade com apenas 11 mil habitantes, no Paraná. Por lá ficou até o início de sua infância, quando seus pais, Roque Barranco Pôncio e Elza Mendes Barranco (in memorian), e seus sete irmãos se mudaram para o município de Nova Bandeirantes, no interior de Mato Grosso.
Lá ele conheceu, namorou e se casou, em 1999, com Roseli Nunes Barranco com quem tem dois filhos: Paulo Henrique e Ana Carolina.
Barranco é filho do campo e tem suas raízes fixadas e entrelaçadas nele, e foi assim que ele desenhou sua trajetória de vida. Sempre para o POVO e com o POVO!!! Seu primeiro trabalho foi na agricultura familiar dos 9 aos 14 anos, quando saiu para ser ajudante de farmácia e em seguida balconista. Saiu da agricultura familiar naquele momento, mas ela já estava correndo em suas veias!!
Sempre caminhou de mãos dadas com a educação, onde cursou licenciatura em Ciências Biológicas pelo campus da Unemat de Alta Floresta, e especializou-se em Educação à Distância e em gestão e financiamento do ensino público, ambas pela Universidade Federal de Mato Grosso. Foi professor da educação básica e orientador acadêmico do NEAD/UFMT.
Já foi secretário de educação de Nova Bandeirantes em 2001. Por lá, ele também foi prefeito entre os anos de 2004 e 2008. Já em 2009, mudou se para Cuiabá para assumir a chefia da Divisão de Obtenção de Terras do INCRA-MT. Em seguida, tornou-se chefe da Divisão de Administração. De 2011 a 2014, exerceu a função de superintendente titular tendo como bandeira a luta pelo direito a terra. Sempre para o POVO e com o POVO.
E no ano de 2014, atendendo ao chamado do Partido dos Trabalhadores (PT) e dos movimentos sociais, principalmente do campo e da educação, concorreu ao cargo de deputado estadual, no qual foi eleito com 19.270 votos. Contudo, foi vítima de um golpe político orquestrado por vereadores corruptos do município de Nova Bandeirantes e só assumiu seu cargo na Assembleia Legislativa no dia 21 de setembro de 2016, depois de uma árdua e demorada batalha jurídica. Ele foi reeleito deputado estadual em 2018, com 21.970 votos.
No ano de 2020, disputou à vaga para o Senado Federal de Mato Grosso, onde percorreu todo o estado durante os 45 dias de campanha, e conquistou 117.933 votos. Votos daqueles que se preocupam e se importam com todo o estado e vivem e trabalham para o seu desenvolvimento. Foram 117.933 votos confirmados e que confiam que Barranco é a melhor pessoa para ajudar aqueles que mais precisam.
Em 2021, o deputado passou pelo maior desafio de toda sua vida. Contraiu a Covid-19, pela segunda vez, e se viu entre a vida e a morte durante os 81 dias internado e 59 dias entubado. Foram 121 dias de muito sofrimento e angústia para toda a sua família, amigos e pessoas que o amam e admiram. Mas que, após muita luta, travada com a força e a fé que o deputado carrega dentro de si, foi vencida no dia 5 de maio de 2021. Dia de seu renascimento. Foram meses sem andar, sem se alimentar sozinho e precisando de amparo para toda e qualquer atividade.
Lutando pela defesa da democracia e lutando pela volta do povo ao governo, em 2022 Barranco trabalhou e foi em busca de sua reeleição. O deputado foi reeleito com 29 mil 359 votos.
É a história de um homem que saiu do campo, mas que não deixou o campo sair dele. Um homem que valoriza a educação como viés de transformação e evolução da sociedade. Um homem que trata a justiça social como escola de vida. Em defesa da educação, terra, trabalho e cidadania.
"Minha luta por reforma agrária, educação e justiça social sempre esteve no foco do meu trabalho. Sou um fiel fiscalizador do governo e representante das minorias. Faço oposição decente e propositiva para que Mato Grosso reencontre os caminhos da justiça social, do emprego e do desenvolvimento político-econômico. Como no meu primeiro mandato, o gabinete 220 da Assembleia Legislativa continua de portas abertas para o povo e voltado às lutas trabalhistas. Contem sempre comigo”.