Barranco cobra melhorias para escolas do interior do estado

O deputado solicitou que a Seduc reforme as unidades do interior

Barranco cobra melhorias para escolas do interior do estado

Desde que assumiu o mandato de deputado estadual (21/09), Valdir Barranco tem buscado aproximação com os municípios. Com foco na regularização fundiária urbana e rural, mas também na educação, o deputado tem visitado escolas por todo o Estado. O que mais tem chamado sua atenção são os problemas na infraestrutura dos prédios. Paredes rachadas, falhas elétricas e hidráulicas, além da falta de pintura são comuns à maioria delas.

Algumas escolas começaram a ser recuperadas pelo Estado, mas as obras estão paradas há mais de um ano. É o caso da Tancredo Neves, em Carlinda. Segundo o deputado, “nesta unidade as obras que foram licitadas em 2014 pararam no ano passado. A direção da escola alega atraso no pagamento à empresa executora.”

Também há escolas que já foram vistoriadas por técnicos da Secretaria de Estado de Educação, mas que ainda aguardam a execução dos projetos. “Semana passada estive em Santa Terezinha visitando a escola estadual Carlos Pereira. Embora a recuperação já tenha sido autorizada pelo governo, as obras ainda não saíram do papel.”

Na zona rural, a situação é ainda mais difícil. Muitos alunos estudam em escolas provisórias. No município de Cláudia, por exemplo, cerca de 1.200 crianças dos assentamentos da reforma agrária são orientadas em três ‘barracões’. Além disso, os servidores da educação não são efetivos. Segundo o deputado Valdir Barranco, a educação básica foi assumida pelo Estado e desde então os profissionais são contratados temporariamente.

Estes e outros problemas foram apresentados pessoalmente pelo deputado ao secretário estadual de Educação, Marco Aurélio Marrafon, em reunião na tarde desta quarta-feira (16). Barranco, que estava acompanhado de sua chefe de gabinete, Rosa Neide Sandes de Almeida, protocolou requerimentos solicitando a retomada das obras nas escolas do interior, além da abertura de concurso público no município de Cláudia para contratação de professores.

“Sou professor por formação. Estive em sala de aula por muito tempo e também fui gestor da educação no município de Nova Bandeirantes. Portanto, conheço bem essas dificuldades. O secretário se comprometeu em abrir nova licitação para retomada das obras de construção das escolas nos assentamentos do município de Cláudia até amanhã (17). Ele garantiu que os contratos que estavam em vigor foram cancelados e que não há impedimentos jurídicos para tocar os projetos. Quanto às outras demandas, o secretário disse que serão atendidas no planejamento da secretaria já para 2017. Vou cobrar.”

Robson Fraga

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Barranco cobra melhorias para escolas do interior do estado

Enviando Comentário Fechar :/