Valdir Barranco entrega moção de aplauso para pioneiros de Colíder

Moradores da cidade de Nova Canaã do Norte também foram homenageados

Valdir Barranco entrega moção de aplauso para pioneiros de Colíder

Distante 630 quilômetros da capital Cuiabá, o município de Colíder é considerado hoje um dos polos econômicos da região norte de Mato Grosso. Sua principal atividade é a pecuária intensiva, que divide espaço com a agricultura familiar, comércio e extrativismo mineral. A cidade foi criada em 18 de dezembro de 1979, através da lei estadual nº. 4.158, e possui, segundo o IBGE, cerca de 32 mil habitantes.

Para homenagear personalidades da região, a Assembleia Legislativa realizou na última sexta-feira (6), uma sessão especial com entrega de moção de aplausos. O requerimento foi do deputado estadual Valdir Barranco (PT).

“Sempre estive convicto de que devemos homenagear as pessoas ainda em vida. Principalmente, pessoas que ajudaram a desenvolver suas cidades e, consequentemente, o estado de Mato Grosso. Tenho presidido sessões especiais como esta desde o início do mandato e darei continuidade. Afinal, os pioneiros e as instituições sociais merecem”, disse o deputado.

Entre os homenageados, professores, agricultores familiares, artistas e trabalhadores domésticos. Gente que deixou a terra natal em busca do sonho de uma vida melhor e fincou raízes em Colíder, como a professora Tereza Piconeto Mangolin.

“Cheguei em Colíder aos 17 anos, vinda do sul do país. Aqui, consegui me desenvolver profissionalmente, formei minha família e finquei raízes. Adoro o povo, o calor humano, o clima... Enfim, tudo em Colíder me faz bem e receber esta homenagem me deixa ainda mais feliz”, explicou a professora.

Outro pioneiro desta cidade é o agricultor familiar Oscar Rosa da Silva.

“Fui um dos primeiros a chegar por aqui. Vim plantar neste chão meu sonho de trabalhar na lavoura. Comecei plantando café e hoje crio alguns boizinhos. Adoro esta cidade e nunca mais saio daqui: nem eu nem meus filhos”.

O deputado Valdir Barranco aproveitou a sessão especial para homenagear moradores de Nova Canaã do Norte, cidade vizinha que fica a cerca de uma hora e meia de Colíder e distante 715 quilômetros da capital. Entre os homenageados, a jovem Bruna Aparecida da Silva, que deixou o Paraná e hoje vive da agricultura familiar.

“Fico lisonjeada com esta homenagem. Moro em Canaã há menos de anos, mas sei de todo o trabalho do povo desta terra. Vim para cá depois que casei com um rapaz deste município que conheci no Sul durante a faculdade de agronomia. Estou muito feliz. Escolhi a pessoa certa pra casa e a cidade certa pra viver.”

Robson Fraga

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Valdir Barranco entrega moção de aplauso para pioneiros de Colíder

Enviando Comentário Fechar :/