"Tragédia anunciada", diz Barraco sobre retorno das aulas em MT
MT ainda não está preparado para garantir segurança sanitária nas escolas
Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o deputado Valdir Barranco (PT) se declarou contrário à retomada das aulas presenciais em novembro, como planeja a Secretaria de Estado de Educação. Ele lembra o caso de Manaus, onde 1.770 professores foram afastados por testarem positivo para covid-19 após um mês de retorno às salas de aula.
Barranco destacou que a Assembleia Legislativa montou uma comissão especial para debater a possibilidade de retorno das aulas presenciais, que também foi presidida pelo petista e contou com o apoio de 17 instituições, além da própria Assembleia.
Após quatro meses de trabalho, o grupo elaborou um relatório de 800 páginas com recomendações de especialistas de todo o Brasil, e concluiu que não há como garantir segurança com o retorno às salas de aula antes da vacina.
“Ficou muito claro que a palavra quando, em lugar nenhum do mundo se sabe. Não dá para retomar as aulas sem vacina. É impossível”, disse.
Segundo o deputado, é necessário fazer uma série de adaptações nas escolas para garantir a retomada das aulas com segurança. Além das medidas já estudadas pela Seduc, Barranco destaca que é imprescindível garantir a ventilação adequada nas salas de aula, a fim de reduzir o risco de contágio, que é maior em ambientes fechados e com ar-condicionado.
“Mato Grosso não cumpriu nenhuma das etapas necessárias, quais sejam: a readequação das salas de aula, abertura de janelas, instalação de equipamentos de refrigeração que permita a ventilação”, pontuou.
O deputado afirmou que pretende monitorar essa decisão e cobrou que o trabalho da comissão seja respeitado, lembrando que a própria secretária Marioneide Kliemachewsk participou das discussões e colaborou com a construção das propostas.
“Nós estamos longe de que Mato Grosso possa retomar as aulas em segurança. Se isso acontecer, nós estamos vendo o que aconteceu em Manaus. Olha quantos professores contaminados. Se isso acontecer, será uma catástrofe anunciada”, concluiu.
Gabriel Soares - O Estadão de Mato Grosso
Olá, deixe seu comentário para "Tragédia anunciada", diz Barraco sobre retorno das aulas em MT