‘Regularizar a terra é garantir dignidade’: diz Barranco na entrega de 250 títulos rurais em Confresa
Deputado destacou a importância da regularização fundiária e celebrou a entrega simbólica do título à dona Auciolina, de 103 anos, no assentamento Piracicaba

Na manhã desta terça-feira (6), o deputado estadual Valdir Barranco (PT) esteve presente na Câmara Municipal de Confresa para a cerimônia de entrega de 250 títulos de terra a famílias de assentamentos da região. A ação foi realizada em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e contou com a presença do superintendente estadual do órgão, Joel Machado.
A entrega faz parte do esforço conjunto entre governo federal, Incra e parlamentares comprometidos com a reforma agrária e a segurança jurídica no campo. Os títulos definitivos garantem aos assentados o direito à propriedade da terra, além de acesso a crédito e políticas públicas.
Durante o evento, Barranco reforçou o compromisso do mandato com os trabalhadores do campo. “A regularização fundiária é uma das formas mais efetivas de garantir dignidade às famílias que produzem e vivem da terra. É uma vitória histórica para esses assentamentos e um passo fundamental para o desenvolvimento regional”, afirmou o deputado.
O ponto alto da cerimônia foi a entrega simbólica de um dos títulos à senhora Auciolina, moradora do assentamento Piracicaba, que aos 103 anos realizou o sonho de receber o documento de sua terra.
“Entregar o título para dona Auciolina, com 103 anos, foi emocionante. Uma mulher que esperou a vida toda por esse momento. Hoje, ela representa milhares de outras pessoas que também sonham com esse direito reconhecido pelo Estado”, destacou Barranco.
O superintendente do Incra, Joel Machado, também celebrou o momento. “A entrega desses títulos é o resultado de muito trabalho, diálogo e compromisso com a reforma agrária. Estamos garantindo segurança jurídica e a possibilidade de um futuro melhor para essas famílias”, declarou.
A cerimônia foi acompanhada por autoridades locais, lideranças de movimentos sociais e dezenas de famílias beneficiadas, que celebraram a conquista com emoção e esperança.
Pedro Velasco
Olá, deixe seu comentário para ‘Regularizar a terra é garantir dignidade’: diz Barranco na entrega de 250 títulos rurais em Confresa
JANIO VEIGA