Projeto propõe a criação de cursinhos pré-vestibular gratuitos em Mato Grosso

Alunos da rede pública e da rede privada de ensino, na condição de bolsista, poderão se matricular no cursinho

Projeto propõe a criação de cursinhos pré-vestibular gratuitos em Mato Grosso

Visando garantir o acesso à universidade a todos os mato-grossenses que vêm se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares espalhados pelo país, o deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 874/2021, que institui a criação de cursinhos pré-vestibular gratuitos voltados a alunos da rede pública de ensino, de baixa renda e residentes em Mato Grosso.

O parlamentar defendeu a necessidade de oferecer curso preparatório aos alunos da Rede Pública e de baixa renda, pois vai de encontro a essa grande controvérsia social que acorre no sistema educacional do país e, nosso estado tem a oportunidade de dar sua contribuição e, propiciar que os jovens mato-grossenses melhores condições de entrar na intensa disputa que é o processo seletivo universitário.

“O curso pré-vestibular gratuito possibilitará aos estudantes das escolas públicas e pessoas de baixa renda uma preparação de qualidade para concorrer a vagas nas principais instituições públicas de ensino superior e assim, prepará-los igualmente aos demais alunos com poder aquisitivo maior, ao mercado de trabalho”, pontuou.

Segundo a proposta, terão que ser respeitados alguns pré-requisitos para a realização da matrícula dos estudantes que desejarem se inscrever no curso preparatório. Bem como alunos que irão concluir o Ensino Médio, devidamente matriculados em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública, ou rede privada, na condição de bolsista integral. Além de estudantes que já concluíram o Ensino Médio que declararem ser membro de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O projeto prevê ainda, que o estado poderá utilizar o quadro de professores e estrutura física existentes na rede pública de ensino ou firmar convênio com a iniciativa privada e com entidades de ensino superior. E que os custos para a implantação do curso, bem como a realização de parceiras com instituições educacionais públicas ou privadas, serão incluídas no orçamento do Plano Plurianual – PPA e das Diretrizes Orçamentárias – LDO.

“Esse PL é fundamental para os alunos que têm o sonho de cursar uma faculdade e mudar sua vida e de sua família. Temos de trabalhar de todas as maneiras para darmos as melhores condições de estudo para os nossos estudantes. Entrar em uma universidade é uma chance de conseguir um emprego melhor remunerado, uma chance de pensar a sociedade de uma forma diferente e, também, de pensar soluções para os problemas que vivemos atualmente. Estar na universidade é transformador.”, afirmou o deputado.

A regulamentação do Curso será de responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que definirá as matérias e cargas horárias a serem ministradas, observando o conteúdo programático dos principais Exames de Seleção para acesso ao Ensino Superior.

Pedro Velasco

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Projeto propõe a criação de cursinhos pré-vestibular gratuitos em Mato Grosso

Enviando Comentário Fechar :/