Projeto de lei busca incluir produtos orgânicos em alimentação hospitalar de Mato Grosso
Proposta exige a implementação de pelo menos 30% de produtos nativos da agricultura familiar

Com o intuito de melhorar a qualidade das refeições servidas aos pacientes de todo o Estado, o deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou o Projeto de Lei nº 402/2023 que visa a inclusão de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação hospitalar das unidades de saúde de Mato Grosso.
“O objetivo é melhorar a qualidade da alimentação que é oferecida aos pacientes dos hospitais da rede pública estadual, pois se tem conhecimento de que os alimentos orgânicos reúnem mais vitaminas, minerais e outros nutrientes do que aqueles cultivados pela agricultura tradicional”, explicou o parlamentar.
Segundo trecho da proposta, os hospitais terão de adquirir os produtos que são de agricultores cadastrados no Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pelo Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, que são enquadrados no conceito de agricultura familiar, do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, dos assentamentos oriundos de reforma agrária e comunidades indígenas e quilombolas.
Os alimentos orgânicos ou de base agroecológica produzidos no Estado de Mato Grosso, prioritariamente os oriundos da agricultura familiar, têm preferência sobre os produzidos em outras localidades.
“O projeto visa criar, de maneira progressiva e contínua, uma cultura de substituição dos alimentos oriundos da agricultura tradicional, onde observamos uma vasta gama de agrotóxicos, pelos alimentos de origem orgânica. Além de destacar a significativa superioridade nutricional e sensorial desses alimentos, bem como a sua maior durabilidade”, defendeu Barranco.
Pedro Velasco
Olá, deixe seu comentário para Projeto de lei busca incluir produtos orgânicos em alimentação hospitalar de Mato Grosso