Projeto do deputado Barranco cria aplicativo gratuito para receber denúncias de crimes em MT

Aprovado em 1ª votação, APP poderá receber denúncias gravadas com áudio ou vídeo de até 20 segundos

Projeto do deputado Barranco cria aplicativo gratuito para receber denúncias de crimes em MT

Ninguém quer estar e gosta de se imaginar em uma situação de emergência, mas todos concordam que, em um caso assim, o importante é contar com um atendimento mais rápido possível. Com esse foco, o deputado estadual Valdir Barranco (PT) desenvolveu o Projeto de Lei que institui o aplicativo de celular gratuito para recebimento de denúncia de crimes e de irregularidades, junto aos órgãos da segurança pública do Estado de Mato Grosso.

Aprovado em 1ª votação, o texto do PL 98/2020 explica que o aplicativo terá um botão de emergência que poderá ser acionado caso o denunciante cadastrado esteja em um caso de situação de emergência, com isso uma aba se abre e poderá ser gravado um áudio ou vídeo com duração de até 20 (vinte) segundos relatando o evento.

“A responsabilidade do projeto é contribuir para uma sofisticação na resposta desses serviços públicos. A pessoa, ao invés de ligar via telefone, usará o aplicativo que é capaz de mandar vídeo, texto, áudio ou imagem. Enquanto isso, na outra ponta, o operador consegue a geolocalização da chamada e já encontra os agentes de campo mais próximos", explica Barranco.

Podendo ser instalado em um smartphone com sistema Android/IOS, todo o serviço oferecido pelo APP será gratuito, além de manter os denunciantes, o seu anonimato e o direito ao sigilo absoluto sobre seus nomes, endereços e qualquer que seja a informação dada. O aplicativo também não gerará nenhum registro de chamada, evitando que seja notado por um criminoso.

“Fica claro que o objetivo do projeto é o de obter a denúncia de uma maneira mais clara, instantânea e facilitada, mas ele também tem o compromisso de manter todo e qualquer denunciante no anonimato. Esse é um dos seus principais pilares. Não deve existir qualquer rastro da pessoa que realizou a denúncia. O criminoso não deve suspeitar de ninguém que efetuou a denúncia”, indagou Barranco.

Entre as vantagens apresentadas estão a redução de trotes recebidos pelos órgãos da segurança pública em mais de 50%, uma vez que terá controle sobre os dados dos denunciantes podendo rastrear o telefone pelo qual foi realizada a comunicação, além da diminuição do tempo de resposta, oferecendo à população um feedback melhor.

Pedro Velasco

Baixar Arquivo

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Projeto do deputado Barranco cria aplicativo gratuito para receber denúncias de crimes em MT

Enviando Comentário Fechar :/