Parceria entre Barranco, Mapa, Conab e Empaer garante sementes de arroz e feijão para Terra Indígena Marãiwatasédé

Colaboração entre vários órgãos e o mandato do parlamentar garantiu a entrega de 5 toneladas para a comunidade de Alto Boa Vista, que beneficiará 1.400 moradores

Parceria entre Barranco, Mapa, Conab e Empaer garante sementes de arroz e feijão para Terra Indígena Marãiwatasédé

O deputado estadual Valdir Barranco (PT), juntamente com a gestão do Mapa (Ministério de Agricultura, Pesca e Abastecimento), da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e da Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), viabilizou a compra de sementes de arroz e feijão para a Terra Indígena Marãiwatasédé, de Alto Boa Vista, município da região do Araguaia, localizado a 1.059 km de Cuiabá).

Foram adquiridos 2.500 quilos de sementes de feijão do município de Ponta Porã – MS e 2.400 quilos de sementes de arroz de Ouvidor – GO, que serão plantados numa área total de até 50 hectares da lavoura comunitária da comunidade indígena, liderada pelo Cacique Damião Paridzané, da etnia Xavante. Ao todo, serão beneficiadas em torno de 270 famílias, que dará mais de 1.400 pessoas de 14 aldeias consumindo toda a produção de arroz e feijão.

 “Precisamos agradecer muitas as pessoas que se empenharam em conseguir as sementes para a comunidade, como a Professora Rosa Neide, diretora-executiva da Conab; o companheiro Neri Geller, secretário de política agrícola do MAPA; o amigo Carlos Augustin ‘Teti’, assessor especial do MAPA e presidente do Conselho de Administração da Embrapa; a Prefeitura de Alto Boa Vista; a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e a Empaer, representada pelo técnico agropecuário da Empaer, Fábio Boeck”, agradeceu Barranco.

Segundo o servidor da Empaer, Fábio Boeck, o objetivo principal do plantio e colheita é promover a segurança alimentar, incentivar o correto manejo da fertilidade do solo, elevar a renda dos indígenas no manejo e, consequentemente, a produtividade, com a difusão de informação e conhecimento.

“Finalizamos nesta quarta-feira, dia 7, o mutirão da lavoura comunitária da comunidade indígena, que contou com o trabalho e participação de homens, mulheres e adolescentes que nos auxiliaram durante todo o processo. Essa ação foi muito importante para nos organizarmos e estabelecermos todos os procedimentos do plantio”, disse o servidor.

Barranco também considera o projeto de plantio sustentável como um verdadeiro avanço, tendo em vista a auto sustentabilidade indígena, assim como o benefício social, econômico e ecológico. 

 “Esse é um projeto de extrema importância e relevância para região indígena do Araguaia. E quem ganha são os povos indígenas, sem interferência alguma. Esse projeto vai incentivar o desenvolvimento da agricultura familiar, por meio de preparação do solo, plantio e colheita. Além disso, fomentar a capacitação técnica e fortalecer a segurança alimentar das famílias indígenas”, avalia o deputado.

Parceria entre Barranco, Mapa, Conab e Empaer garante sementes de arroz e feijão para Terra Indígena MarãiwatasédéParceria entre Barranco, Mapa, Conab e Empaer garante sementes de arroz e feijão para Terra Indígena Marãiwatasédé

Pedro Velasco

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Parceria entre Barranco, Mapa, Conab e Empaer garante sementes de arroz e feijão para Terra Indígena Marãiwatasédé

Enviando Comentário Fechar :/