Hospitais públicos de MT podem ter a instalação de painéis solares

Instalação visa garantir maior eficiência e menor custo às unidades de saúde

Hospitais públicos de MT podem ter a instalação de painéis solares

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) o Projeto de Lei nº 846/2021 que prevê a instalação de painéis solares fotovoltaicos nos hospitais filantrópicos e públicos de todo Estado.

Segundo o autor da proposição, o sistema solar fotovoltaico é uma das energias alternativas mais promissoras mundialmente, pois se trata de uma fonte abundante e com incidência inesgotável na superfície terrestre. Dados do EPE (2019) apontam que a energia fotovoltaica passará da fonte com menor representatividade em 2016, para a fonte mais presente na matriz energética em 2040, simbolizando cerca de 32%.

O objetivo, segundo o parlamentar, é converter a energia solar em energia elétrica, e assim garantir maior eficiência e menor custo às unidades de saúde. “Buscamos soluções ao poder público e propomos essa proposta com a finalidade de diminuir gastos e até mesmo zerar o consumo extremo de energia elétrica nos hospitais de São Paulo”, ressaltou Barranco.

O texto prevê a redução no pico de consumo de energia elétrica, diminuindo os gastos e manutenção de equipamentos. “Precisamos de medidas eficazes tanto para o consumo de uma energia limpa, que não cause danos ao meio ambiente, quanto para a redução de custos. Isso sem contar que a energia fotovoltaica reduz o tempo de execução para a cogeração atender a carga, suprindo o horário de pico ou em condições meteorológicas adversas”, justificou o parlamentar.

Pedro Velasco

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Hospitais públicos de MT podem ter a instalação de painéis solares

Enviando Comentário Fechar :/