Governo Lula promove reforma agrária em Barra do Garças e assenta 272 famílias
O superintendente Joel Machado destacou que, após anos de acampamento de dezenas de famílias, o Incra foi enfraquecido no governo Bolsonaro, dificultando a reforma agrária. Agora, o governo Lula busca reconstruí-lo para avançar na distribuição de terras.

Borges Netão do Araguaia/Notícia dos Municípios
Na manhã desta terça-feira (11.02), a unidade Avançada do Incra no Vale do Araguaia, sob a liderança do executor regional Isaac Sarmento Duarte, juntamente com sua equipe de servidores, após mais de 15 anos de espera trâmites processuais e muita burocracia, assentou definitivamente 272 famílias no Programa de Assentamento de Reforma Agrária, na localidade conhecida por PA- Passa Vinte.
A Gleba está localizada no município de Barra do Garças-MT (distante aproximadamente 70 km do centro da cidade) e faz divisa com o vizinho município de General Carneiro, que fica aproximadamente 18 km.
O mega evento foi realizado no Ginásio de Esportes do Bairro Santo Antônio e lotou completamente a quadra coberta e as arquibancadas pelos beneficiários e familiares que foram prestigiar a grande festa popular que ficou marcada por muita emoção, choro e alegria entre o público presente.
Um dos momentos marcantes no evento e que chamou atenção foi o choro de alegria “inconsolável” da senhora Maria Soares da Silva França, que estava bastante trêmula e emocionada ao lado do seu esposo, Dona Maria chorava de alegria por estar recebendo definitivamente o documento que lhe dá o direito de apossar da terra.
A emoção de Dona Maria aumentou ainda mais quando ela após ser sorteada observou no mapa que sua área de terra, o lote nº 77 fica localizado a margem do Rio Barreiro, um dos melhores e mais privilegiado local, por conter muita água e a terra ser de muita cultura, apta para desenvolver a agricultura familiar.
Para o superintendente Incra Joel Machado, foi um momento histórico e marcante para o órgão que a mais de 15 anos vinha lutando para assentar essas famílias na Gleba Passa Vinte, mas devido a morosidade operacional administrativa e jurídica, tanto por parte do Incra quanto da justiça demorou bastante para acontecer.
“Por muitos anos dezenas de famílias estavam acampadas naquela localidade esperando o seu pedaço de chão para trabalhar, infelizmente no governo Bolsonaro o Incra foi literalmente lapidado, destruído e ‘engessado’ para realizar reforma agrária, eles não tinha nenhum interesse principalmente em Mato Grosso, o governo anterior excluía e discriminava a agricultura familiar, graças a Deus aos poucos o governo Lula está reconstruindo e reestruturando o Incra para promover mais reforma agrária em todo o país, nos últimos dois anos somente em Mato Grosso foram assentadas mais de 1000 famílias” Destacou o superintendente Joel Machado.
Nos últimos dois anos através do Incra mais de 1000 famílias foram assentadas no Estado, a expectativa é no mínimo dobrar esse número até o final de 2026. Segundo o chefe da unidade avançada do Incra no Vale do Araguaia, Isaac Sarmento, é importante que a partir de agora as famílias assentadas criem sua associação representativa de forma organizada e que sejam unidos trabalhando de forma conjunta. “Com uma Associação representativa devidamente organizada vocês conseguem recursos junto ao governo para trabalhar, garantem seus direitos legais e jurídicos e ainda trabalham de forma unida e bem organizada”, disse Isaac.
Para o secretário municipal de Agricultura José Bispo dos Santos, embora o caminho tenha sido longo e difícil a hora é de seguir em frente como o novo dono da terra. “Não desanimem, basta colocar as mãos no arado levantar a cabeça e começar a trabalhar para em breve ver o resultado e colher bons frutos, vamos todos pensar positivo que vai dar certo, esse é o melhor projeto de assentamento do Vale do Araguaia”, destacou o secretário de agricultura de Barra do Garças José Bispo dos Santos.
O evento transparente e democrático contou com as presenças ilustres de centenas de trabalhadores rurais e seus familiares, do superintendente do Incra, Joel Machado Azevedo, do ex-ouvidor agrário e ex-superintendente do órgão, Salvador Saltério, que representou o deputado estadual Valdir Barranco (PT), professor, ex-vereador e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), doutor Odorico Cardozo Neto, secretário municipal de agricultura, José Bispo, Ítalo Machado, gestor local da Empaer, e também a Primeira Dama de Barra do Garças, Leila Batista Macedo, que representou seu esposo, o prefeito Adilson Gonçalves Macedo.
Borges Netão do Araguaia/Notícia dos Municípios
Olá, deixe seu comentário para Governo Lula promove reforma agrária em Barra do Garças e assenta 272 famílias