“Desafio o Estado à me mostrar uma única escola que esteja preparada para o retorno às aulas”, diz Barranco sobre retomada das aulas em MT

Deputado cobrou vacinação mais rápida e afirmou que Mato Grosso não pode voltar com os alunos para as salas de aula

“Desafio o Estado à me mostrar uma única escola que esteja preparada para o retorno às aulas”, diz Barranco sobre retomada das aulas em MT

Nesta segunda-feira (07), foi realizada uma Audiência Pública online, entre representantes de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que debateu a vacinação e os desafios da educação na pandemia, com participações dos deputados estaduais Valdir Barranco e Lúdio Cabral (PT-MT), deputada federal Rosa Neide (PT-MT); deputado estadual Pedro Kemp (PT-MS) e o também deputado federal Vander Loubet (PT-MS), além de representantes de movimentos estudantis, sindicatos, organizações e um grupo de entidades públicas 

O deputado Barranco, que presidiu a Comissão permanente de Educação até dezembro de 2020, falou que a luta é constante contra as pessoas que se negam à acreditar que a vacina é o caminho para o fim da covid-19. “Nós vivemos uma luta permanente e firme contra os negacionistas. Nós só temos a vacina em curso graças à luta daqueles que acreditam na ciência e não baixam a cabeça contra aqueles que defendem a escuridão das trevas e da morte do negacionismo”, disse.

Também ex-presidente da Comissão Especial que debateu a educação na pandemia, Barranco também expressou que o tema foi conversado de forma exaustiva, assim como todos os seus problemas, e foi indicado para o governo estadual o caminho para o enfrentamento e a superação, mas que foi feito tudo ao contrário. “Não dá pra falar em retomada da economia, da volta às aulas e de uma vida normal sem que haja a vacinação das pessoas. Está bem claro que só a partir da vacinação de 75% da população é que iremos atingir a capacidade de barrar o vírus e voltar a ter uma vida normal”.

Mas da maneira e pela forma que a pandemia está sendo tratada, pode se dizer que vamos demorar mais que o resto do mundo para ter uma parcela boa da população brasileira vacinada com as duas doses.

“Estamos em pleno século 21, convivendo com um presidente e seus seguidores que ainda estão vivendo na era das trevas e que negam tudo aquilo que aparece cientificamente comprovado pela ciência. Se tivéssemos um presidente com responsabilidade, que lá em agosto de 2020 tivesse feito contratos, como mais de 100 países fizeram, pela compra antecipada de doses da vacina, em dezembro o Brasil já teria iniciado o processo de vacinação, e hoje muito mais pessoas teriam sido imunizadas, a economia já estaria se erguendo e as aulas acontecendo normalmente”, afirmou o parlamentar.

Mas essa “culpa” não pode cair somente no governo federal. Aqui em Mato Grosso temos o exemplo perfeito do que não fazer para parar ou minimizar ao máximo uma pandemia.

“Aqui no Estado não é diferente do Brasil, em quesito de responsabilidade. O governador Mauro Mendes não se empenha contra a covid-19, pois só quer saber de entregar obras e anunciar construções. Nós estamos passando vergonha com o índice de vacinação em comparação com outros estados, e não satisfeito em ver isso, Mauro decidiu pela volta às aulas, desrespeitando a Comissão de Educação que, com todas as lideranças e especialistas, durante 180 dias, produziu um relatório que indicava os caminhos mais corretos para o retorno às aulas com segurança”.

Barranco finaliza sua fala afirmando que não existe qualquer possibilidade de retorno das aulas de maneira imediata, mesmo com a vacinação dos profissionais da educação, pois há um tempo mínimo para o corpo criar os anticorpos.

“Não há como voltar as salas de aula sem vacinação. Eu desafio o Estado à me mostrar uma escola que já esteja pronta, preparada e com todos os meios necessários e indicados pelos especialistas para retomar as aulas com segurança, mesmo após a vacinação dos professores. Eu desafio.”

Pedro Velasco

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para “Desafio o Estado à me mostrar uma única escola que esteja preparada para o retorno às aulas”, diz Barranco sobre retomada das aulas em MT

Enviando Comentário Fechar :/