Disciplina de Língua Espanhola pode se tornar obrigatória em todas as escolas com ensino médio de MT

Elabora pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), projeto destaca a importância do conhecimento da língua estrangeira para a boa formação dos estudantes

Disciplina de Língua Espanhola pode se tornar obrigatória em todas as escolas com ensino médio de MT

Pensando no continente latino em que vivemos e na relação direta que temos com nossos países vizinhos, o deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou, durante Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 414/2021 que torna obrigatório o ensino da disciplina de Língua Espanhola, ao lado da disciplina de Língua Inglesa, no currículo do ensino médio da rede estadual de ensino e das escolas privadas de Mato Grosso.

Segundo o deputado Barranco, a relação com o bloco comercial Mercosul, com moradores dos países vizinhos e por ter opção de escolha de idioma no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), faz com que haja uma necessidade de ensinamento ou aperfeiçoamento do espanhol para os moradores do Estado.

O conhecimento de múltiplas línguas estrangeiras é essencial para a boa formação dos estudantes, já que agrega fatores específicos socioculturais e de comunicação concreta. A importância do Espanhol para a nossa sociedade reside principalmente na ampla possibilidade de comunicação nos diversos espaços de convivência e trabalho, como indústria, comércio e turismo.

“Nossa proposta visa preparar o estudante do Ensino Médio para a integração com a cultura dos países latinos e para o mercado de trabalho, sendo que temos um grande potencial turístico. O aluno que aprende uma nova língua também tem uma outra perspectiva de crescimento futuro”, ressaltou o parlamentar.

Barranco também destaca ser notório e de grande relevância o espanhol no contexto educacional aos mato-grossenses e moradores do Estado, e por este motivo defende a inclusão do curso na grade de ensino da Escola do Legislativo, disponibilizando o ensinamento conforme a oferta de vagas acessíveis com objetivo de ensinar o idioma e condena as modificações feitas pelo governo federal.

“As mudanças relativas ao ensino de línguas estrangeiras promovidas pela lei federal são incompatíveis com a atual configuração social, cultural e política do Brasil. Acreditamos ser necessário reconfigurar as leis de ensino de línguas estrangeiras que funcionam como diretrizes para a construção dos currículos escolares do ensino básico no Brasil. Visando cada vez mais a inserção de ensino de línguas estrangeiras nas escolas públicas do estado”, afirmou.

O parlamentar defende que todos os envolvidos para a aprovação desse projeto tenham sensibilidade sobre a importância da matéria que vai ajudar a vida dos alunos e alunas de Mato Grosso.

Pedro Velasco

Baixar Arquivo

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Disciplina de Língua Espanhola pode se tornar obrigatória em todas as escolas com ensino médio de MT

Já temos 1 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Cristiany Campos

Cristiany Campos

Sim claro é muito importante para pacto economico brasileiro.E uma língua importante no curriculum d estudante e aquisiçao ao mercado de trabalho
★★★★★DIA 12.06.21 00h48RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/