Deputado Valdir Barranco participa de entregas de CCU em Salto do Céu, Araputanga e Indiavaí
Parlamentar acompanha cerimônias em três municípios e destaca papel do Incra e do governo Lula na reconstrução das políticas para agricultura familiar após anos de paralisação
O deputado estadual Valdir Barranco (PT) cumpriu uma intensa agenda nesta terça-feira (31), percorrendo assentamentos rurais nos municípios de Salto do Céu, Araputanga e Indiavaí, onde participou das cerimônias de entrega de 100 Contratos de Concessão de Uso (CCU). A ação contemplou famílias dos assentamentos Cecília Antunes, em Salto do Céu; São Benedito, em Araputanga; e Santa Cecília, em Indiavaí, garantindo mais segurança jurídica, acesso a crédito e políticas públicas essenciais para o desenvolvimento da agricultura familiar na região.
Os CCUs representam um passo fundamental na vida dos assentados e assentadas, pois formalizam o direito de uso da terra, permitindo que as famílias avancem na produção, invistam em melhorias e tenham acesso a programas governamentais. A entrega dos contratos simboliza, segundo Barranco, a retomada concreta da reforma agrária no país, após um longo período de estagnação.
“Depois de seis anos de abandono da reforma agrária no Brasil, estamos reconstruindo esse caminho. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva retomou o compromisso de garantir dignidade às famílias do campo. Esses contratos não são apenas documentos, são instrumentos de cidadania, de respeito e de reconhecimento a quem trabalha todos os dias para produzir alimento. É o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária voltando a cumprir sua missão, levando desenvolvimento e justiça social para o campo”, afirmou o parlamentar.
Barranco destacou ainda que a retomada das políticas públicas voltadas à agricultura familiar tem impacto direto na economia local e estadual, fortalecendo a produção de alimentos, gerando renda e combatendo as desigualdades históricas no meio rural. Para ele, o momento é de reconstrução, mas também de organização e mobilização para garantir que os avanços continuem chegando às comunidades.
As cerimônias contaram com a presença do superintendente do Incra, Helton da Silva, além de representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, da Empaer, autoridades municipais, lideranças locais e agricultores e agricultoras familiares. No entanto, o deputado fez questão de enfatizar que os verdadeiros protagonistas são os trabalhadores e trabalhadoras rurais que, com organização e luta, conquistaram esse direito.
Um dos destaques da agenda foi a presença da companheira Naná, presidenta da Associação de Mulheres Amar, reconhecida por sua atuação na organização das mulheres nos assentamentos. Barranco ressaltou a importância do protagonismo feminino na agricultura familiar e na construção de comunidades mais fortes e solidárias. “As mulheres têm sido linha de frente na produção, na organização e na resistência no campo. São exemplo de força e de transformação social”, pontuou.
Durante os encontros, também foram discutidos programas e editais do governo federal voltados ao fortalecimento da agricultura familiar, incluindo iniciativas de acesso ao crédito, assistência técnica, incentivo à produção e comercialização. O deputado reforçou que essas políticas são fundamentais para garantir condições dignas de vida no campo e evitar o êxodo rural.
“A agricultura familiar é responsável por grande parte dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Investir nesse setor é investir na segurança alimentar, na economia e na justiça social. Nosso mandato segue firme, ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras, para garantir que mais direitos cheguem, que mais famílias sejam atendidas e que a reforma agrária continue avançando em Mato Grosso e em todo o Brasil”, concluiu Barranco.
Pedro Velasco
Olá, deixe seu comentário para Deputado Valdir Barranco participa de entregas de CCU em Salto do Céu, Araputanga e Indiavaí
Neiva Xavier