Deputado segue na Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária

Valdir Barranco (PT) continua compondo a mesa de titulares da pasta

Deputado segue na Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária

Fablicio Rodrigues-ALMT

Logo que assumiu o seu mandato, o deputado estadual Valdir Barranco (PT) definiu três pontos base para encabeçar toda sua força de trabalho na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT): Campo, Justiça Social e Educação. São nestes três fatores que giram toda a representação do parlamentar.

Pensando e focando em todos os seus projetos, Barranco, como originário do interior e do campo, não teria como fugir da sua “obrigação” em fazer parte desta Comissão tão importante para aqueles que vivem e trabalham no campo.  Por isso, ele integra a Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária desde 2019, sempre mirando cada vez mais melhorias para seu povo.

Além dele, também compõem a pasta os deputados Nininho, como presidente, Xuxu Dal Molin, como vice, e Dr. João e Faissal como titulares. Os suplentes são Sebastião Rezende, Dilmar Dal Bosco, Dr. Eugênio e Elizeu Nascimento

Sempre defensor da agricultura, o deputado, quando já fazia parte da Comissão, disse em 2017, sobre o peso que essa pasta tem para todo o Estado.

“Talvez seja esta a comissão mais importante de Mato Grosso. Ela contempla o trabalho relacionado aos três biomas (Amazônia, Cerrado e Pantanal) que formam nosso estado. Portanto, pode interferir diretamente nos interesses socioeconômico e ambiental. Fiz questão de fazer parte dela por entender que posso contribuir com as demandas que já se apresentam e as futuras”.

Barranco também ressaltou a importância da agricultura familiar para o Estado e disse que é preciso fortalecer o segmento. “Temos milhares de famílias que ainda carecem de meios modernos de produção em Mato Grosso. Precisamos dar mais atenção para este setor da economia que é o responsável por abastecer as mesas mato-grossenses. Precisamos regularizar lotes rurais em todo o Estado para garantir ao agricultor familiar segurança jurídica e acesso ao crédito. Só assim, daremos a estes trabalhadores do campo a possibilidade de crescimento econômico e social.”

Ele compõe a pasta desde 2017, mas nesses dois últimos anos de muita luta e embate, já foram apresentados 6 Projetos de Lei elaborados por ele. Dentre eles está o projeto nº 682/2020, apresentado durante a pandemia de Covid-19, onde estabelece que a comercialização de produtos da agricultura familiar seja tratada como atividade essencial em período de calamidade pública no Estado de Mato Grosso.

Projetos de Lei

1- Projeto de lei nº 90/2021 - Cria o Programa Estadual de Incentivo aos Consórcios Intermunicipais Agropecuários.

2- Projeto de lei nº 97/2020 - Institui a Campanha "Pet Sangue Bom", no âmbito do Estado de Mato Grosso, e dá outras providências.

3- Projeto de lei nº 682/2020 - estabelece que a comercialização de produtos da agricultura familiar seja tratada como atividade essencial em período de calamidade pública no Estado de Mato Grosso.

4- Projeto de lei nº 89/2019 - Autoriza o Poder Executivo a criar condições para financiamento aos agricultores familiares, no âmbito do Estado de Mato Grosso, nos termos dos arts. 341, 342, inciso I, II e III da Constituição Estadual.

5- Projeto de lei nº 90/2019 - Dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas em fornecer gratuitamente Equipamento de Proteção Individual - EPI - para agricultor familiar e ou trabalhador rural que esteja constantemente exposto a produtos perigosos.

6- Projeto de lei nº 395/2019 - Assegura ao agricultor familiar, no exercício de sua atividade, isenção de toda e qualquer taxa para o transporte animal em Mato Grosso, especialmente a taxa para emissão de GTA - Guia de Transporte Animal.

Pedro Velasco

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Deputado segue na Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária

Já temos 1 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Orlando Nicolotti

Orlando Nicolotti

Sempre alerta
★★★★★DIA 10.04.21 16h57RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/