Deputado entra com pedido de indicação ao TJMT para instalação de comarca em Nova Bandeirantes

Encaminhado para a presidenta do órgão, a desembargadora Maria Helena Póvoas, determinação pede com urgência uma sede no município

Deputado entra com pedido de indicação ao TJMT para instalação de comarca em Nova Bandeirantes

Marcos Melo

O deputado estadual Valdir Barranco (PT), durante Sessão Ordinária, realizada na última quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa, entrou com um pedido de indicação com destino à presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), a desembargadora Maria Helena Póvoas, para a instalação de maneira urgente de uma sede do poder judiciário no município de Nova Bandeirantes (distante 996,7km de Cuiabá), região norte do Estado.

“Entramos com este mesmo pedido no ano de 2017, quando o presidente do TJMT era o desembargador Rui Ramos, e nada foi resolvido. Na época, já havíamos apresentado dados que comprovavam e ainda comprovam a necessidade com urgência da instalação no município. A cidade, fundada em 1982 por colonizadores paranaenses, e emancipada em 1991, é uma das poucas na região que ainda não possuem comarca”, justificou Barranco.

Em Nova Bandeirantes vivem hoje, segundo o IBGE, cerca de 15 mil habitantes. Todas as demandas jurídicas são enviadas para o município de Nova Monte Verde. Segundo o deputado, os moradores têm dificuldades em acessar a justiça. “A instalação do Fórum vai facilitar o acesso do cidadão aos serviços do Poder Judiciário e dar mais celeridade e segurança aos processos. Fui prefeito desta cidade de 2004 à 2008 e sei o quanto a instalação da comarca é necessária”, explicou o deputado.

Cidades vizinhas como Paranaíta, Nova Monte Verde e Apiacás, esta última com menor número de habitantes (cerca de 9 mil), já possuem Fórum. “Queremos o comprometimento da desembargadora Maria Helena Póvoas com a democratização do acesso à Justiça e para que a instalação da comarca ocorra o quanto antes. Sendo assim, tenho certeza de que, em breve, teremos os três poderes instalados e os munícipes não terão tantos problemas para se conectar com a justiça”, concluiu o deputado.

Pedro Velasco

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Deputado entra com pedido de indicação ao TJMT para instalação de comarca em Nova Bandeirantes

Enviando Comentário Fechar :/