Deputado critica projeto que autoriza policiais armados e detectores de metal em escolas de Mato Grosso: “Vergonhoso e inadmissível”.

Proposta também prevê a instalação de placa informando a presença de policiais armados nas instituições.

Deputado critica projeto que autoriza policiais armados e detectores de metal em escolas de Mato Grosso: “Vergonhoso e inadmissível”.

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) criticou e classificou como “vergonhoso” a aprovação, em 1ª votação, do projeto de lei nº 355/2021, que autoriza o uso de armas e detectores de metal por agentes de segurança nas escolas estaduais de Mato Grosso.

“É inadmissível a aprovação de uma proposta como essa na Assembleia Legislativa! Até quando os parlamentares aprovarão projetos como esse e tratarão nossas escolas como campos de batalha?”, questionou o parlamentar.

Barranco destacou que a escola, enquanto instituição social, deve oferecer educação e acolhimento para os estudantes. “Escola não é lugar de arma, de detector de metal e de estudante ser tratado como perigo e ameaça à sociedade. Escola é lugar de livros, professores, ensino e cuidado”, argumentou.

Consta no projeto, que os agentes escalados para segurança das escolas utilizarão detectores de metais nos horários de entrada dos alunos e professores, podendo portar armas de fogo. Também será obrigatória a instalação de placa de alerta, que deverá ser afixada de forma visível na entrada, informando a existência do monitoramento e a permissão para a presença de policiais armados nas unidades.

Os artigos 1º, 2º e 3º foram vetados durante a votação ocorrida na última quarta-feira (9). Agora, o projeto cumprirá pauta por 5 sessões ordinárias consecutivas para ser colocada em 2ª votação na Casa de Leis.

Pedro Velasco

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Deputado critica projeto que autoriza policiais armados e detectores de metal em escolas de Mato Grosso: “Vergonhoso e inadmissível”.

Enviando Comentário Fechar :/