Deputado cobra explicações da SEDUC sobre a não convocação dos concursados da educação de 2017

Barranco cobra o secretário Alan Porto sobre o real motivo do esquecimento dos aprovados

Deputado cobra explicações da SEDUC sobre a não convocação dos concursados da educação de 2017

Marcos Melo

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou requerimento à mesa diretora da Assembleia Legislativa, durante sessão ordinária na última quarta-feira (09), solicitando ao secretário estadual de educação, Alan Porto, explicações sobre a não convocação de todos os candidatos e candidatas do cadastro de reserva e habilitados do concurso da Seduc de 2017, conforme determinação do Ministério Público. Segundo o deputado, “o secretário está se negando em convocar os aprovados, mesmo com muitas escolas alegando falta de pessoal”.

Ex-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o parlamentar ressaltou que a Casa de Leis precisa estar atenta à essa “desconsideração” do governo, que envolve não só essa não convocação dos candidatos, mas também o fechamento de escolas estaduais, Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) e Centros de Formação Profissional (Cefapros), e o fim da eleição para diretores das unidades.

Além disso, Barranco afirmou que essa atitude “desonesta” faz com que muitos setores da educação acabem com carência de profissionais, fazendo com que os estudantes sejam prejudicados, mais um vez, com esse comportamento.

“O requerimento se justifica devido a muitos setores estarem com déficit ou com servidores com contratos temporários, enquanto candidatos selecionados por concurso público que custou recursos públicos para sua realização, aguardam para assumir tais vagas, assim o estado não está cumprindo com sua obrigação legal, deixando os concursados desamparados”, explicou.

A decisão acerca da convocação desses profissionais já foi decidida e determinada após decisão do Ministério Público do Estado, mas o governo está se negando à obedecer. E pior, o Secretário de Educação se recusa em convocar os aprovados e aprovadas, dizendo que as escolas já estão sendo atendidas da melhor maneira.

“O compromisso do governo, entre os quais a nomeação de todos os candidatos do cadastro de reserva e habilitados dentro do número de vagas ofertadas, não foi cumprido até agora. Além disso, o Secretário Alan Porto em entrevista disse que se nega a chamar todos do cadastro de reserva, ferindo o direito adquirido e desrespeitando a determinação do Ministério Público”, disse.

Até o momento já foram chamados 374 profissionais, restando ainda 432 aprovados que aguardam a nomeação. A Seduc afirma que está atendendo a demanda das redes de ensino e que no mais breve possível irá fazer outra nomeação. A última convocação dos candidatos do cadastro de reserva, feita pela Secretaria de Educação (Seduc), foi no dia 21 de maio, onde foram nomeados 33 professores e professoras da educação básica que já estão atuando em escolas estaduais de 14 municípios. 

“Ainda esperamos a convocação de todos e todas os aprovados que tem o direito de serem nomeados. O nosso trabalho não cessa por aqui, ainda esperamos a convocação desses e dessas 432 profissionais que continuam aguardando esperançosamente seu chamado. Todos eles foram aprovados, e é obrigação da Seduc essa convocação acontecer. Continuamos de olho”, afirmou Barranco.

Pedro Velasco

Baixar Arquivo

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Deputado cobra explicações da SEDUC sobre a não convocação dos concursados da educação de 2017

Já temos 4 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Auria Martins

Auria Martins

Esse é nosso deputado Barranco, sempre preocupado com a educação e os profissionais dela.
★★★★★DIA 10.06.21 19h08RESPONDER
Pedro Velasco
Enviando Comentário Fechar :/
Sandra Carvalho

Sandra Carvalho

Parabéns, Deputado Valdir Barranco, pelo empenho!!
De fato, o deputado representa o povo na luta pelos direitos adquiridos.
Os candidatos e candidatas devem ser convocados, pois não foram reprovados no concurso.
★★★★★DIA 10.06.21 18h46RESPONDER
Pedro Velasco
Enviando Comentário Fechar :/
LÍLIAN Carvalho

LÍLIAN Carvalho

O governador tem fotos, reuniões e entrevistas garantindo aos habilitados que resolveria a situação...e agora está aí...fingindo demência! Que triste!
★★★★★DIA 10.06.21 17h31RESPONDER
Pedro Velasco
Enviando Comentário Fechar :/
Robson Ferreira da Silva Carvalho núo

Robson Ferreira da Silva Carvalho núo

Deputado
Gratidão, ao empenho de Vossa Excelência em favor de nós habitados .
Pois o senhor está conosco.
★★★★★DIA 10.06.21 17h23RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/