Deputado Barranco propõe emenda para direcionar recursos do Fethab para a Fetagri
Proposta busca garantir o destino de 8%, do 1,15% estabelecido na proposta do governo, do Fethab para os trabalhadores rurais
Marcos Melo/Assessoria
O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou uma emenda ao projeto de lei nº 138/2024, que trata dos repasses dos recursos arrecadados pelo Fethab, propondo que 8%, do 1,15% estabelecido na proposta do governo, do valor total obtido pelas entidades e fundos privados seja destinado à Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Mato Grosso).
"Esta é mais uma medida que buscamos para auxiliar e fortalecer os agricultores e agricultoras que tanto contribuem em todo o nosso estado. Esse repasse reconhece o trabalho árduo daqueles que atuam no campo para sustentar suas famílias e as demais famílias mato-grossenses", afirmou o parlamentar.
Barranco enfatizou a importância de garantir que os recursos do Fethab sejam distribuídos de forma justa, contemplando todas as organizações e entidades necessitadas. "Não podemos aceitar que todo o montante seja destinado apenas para entidades do agronegócio, como a Famato e Aprosoja, enquanto organizações populares, como a Fetagri, são excluídas do processo sem ao menos serem consideradas para receber tais recursos. Queremos que a Fetagri também seja beneficiada", explicou.
"É fundamental que o governo do Estado valorize e respeite a agricultura familiar de Mato Grosso. Os investimentos direcionados aos grandes produtores não alcançam aqueles que mais necessitam desses recursos. Os agricultores familiares merecem reconhecimento pelo serviço essencial que prestam. Continuaremos lutando pelo fortalecimento da agricultura familiar", concluiu Barranco.
Esta não é a primeira vez que o parlamentar, que tem a agricultura familiar como uma de suas principais bandeiras, questiona a distribuição dos recursos do Fethab e defende a Fetagri e a Empaer. Barranco já demandou esclarecimentos sobre os repasses milionários, apresentou um projeto para destinar R$ 100 milhões do Fethab para a agricultura familiar, o qual foi rejeitado na Assembleia Legislativa, e cobrou informações sobre os recursos repassados para organizações do agronegócio.
Pedro Velasco
Olá, deixe seu comentário para Deputado Barranco propõe emenda para direcionar recursos do Fethab para a Fetagri