Deputado Barranco propõe criação de bibliotecas itinerantes para democratizar o acesso à leitura em regiões carentes
Projeto busca reduzir desigualdades culturais e levar acesso à literatura para comunidades remotas em Mato Grosso.
Na última quarta-feira (27), o deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) o projeto de lei nº 1852/2024, que institui a Política Pública de Incentivo à Leitura. O principal destaque da proposta é a criação de bibliotecas itinerantes, com o objetivo de levar livros e atividades culturais a regiões com pouca ou nenhuma oferta de acervos literários.
“A leitura é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento cultural, educacional e social. Este projeto busca tornar o acesso aos livros mais democrático, promovendo a igualdade de oportunidades e o fortalecimento da cultura em nosso estado”, declarou o deputado.
A iniciativa visa ampliar o acesso à leitura para comunidades com baixa oferta de bibliotecas, incentivar o hábito de leitura, promovendo o desenvolvimento cultural e educacional, reduzir desigualdades no acesso à educação e cultura e valorizar a literatura brasileira, com ênfase em obras regionais e nacionais. Segundo estudos recentes, apenas 28% dos municípios de Mato Grosso contam com bibliotecas públicas estruturadas, o que reflete a urgência de soluções inovadoras para ampliar o acesso à leitura. A implementação das bibliotecas itinerantes pretende atender essa lacuna ao levar acervos diversificados às comunidades mais isoladas do estado.
As bibliotecas itinerantes serão unidades móveis, equipadas com livros sobre literatura, ciência, história, geografia, entre outros temas. O projeto também inclui a identificação das regiões prioritárias com base na distribuição de bibliotecas existentes, parcerias com municípios, empresas e organizações sociais para manutenção do programa, realização de atividades educativas, como rodas de leitura e oficinas culturais, e capacitação de profissionais e voluntários para gestão e atendimento.
“Nosso objetivo é que as bibliotecas itinerantes não sejam apenas um espaço de leitura, mas também um ponto de encontro para atividades culturais e educativas que inspirem o amor pelos livros”, afirmou Barranco.
A proposta também valoriza autores mato-grossenses, incentivando o reconhecimento da literatura local. Dados apontam que mais de 60% dos brasileiros não compraram um livro no último ano, sendo que o acesso restrito é uma das principais barreiras. Ao levar livros a regiões remotas, o projeto contribui para reduzir essas desigualdades e promove o pertencimento cultural.
Pedro Velasco
Olá, deixe seu comentário para Deputado Barranco propõe criação de bibliotecas itinerantes para democratizar o acesso à leitura em regiões carentes