Deputado Barranco participa da entrega títulos de terras em Tabaporã

A luta pela titulação começou em 2011, quando o deputado era superintende do Incra/MT

Deputado Barranco participa da entrega títulos de terras em Tabaporã

Os assentados do Projeto de Assentamento Mercedes I e II, no município de Tabaporã (MT), receberam os títulos definitivos de suas parcelas. Ao todo, foram contempladas 280 famílias de pequenos produtores rurais. A entrega dos títulos aconteceu nesta segunda-feira (19), resultado de cinco anos de trabalho do deputado Valdir Barranco em parceira com os assentados, o Incra e a prefeitura local.

A luta começou em 2011, quando Barranco era superintendente do Incra/MT. No dia 11 de novembro daquele ano, foram feitas audiências públicas nos assentamentos Mercedes I e II, onde foi firmado termo de cooperação com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tabaporã e a prefeitura municipal.

"A titulação foi possível porque unimos forças pra cumprir todas as etapas exigidas por lei, a começar pelo georreferenciamento dos perímetros, que é o primeiro passo para que seja feito o Cadastro Ambiental Rural. Sem ele, o processo não iria adiante. Agora como deputado estadual fiz gestão junto ao Incra para acompanhar o processo de titulação que foi concretizado esta manhã. São sete mil hectares de terra titularizados.”

O presidente do Incra, Leonardo Silva Góes, destacou que Mato Grosso é modelo para os demais estados na questão fundiária. “A orientação do governo federal é de promover segurança jurídica no campo com a titulação de imóveis rurais e de lotes em assentamentos”. Ele destacou a previsão de entrega de outros 15 mil títulos para famílias assentadas em 2017 e reforçou a importância da continuidade de outras políticas para o desenvolvimento dos beneficiários da reforma agrária e para a emancipação dos produtores rurais.

Também participaram do evento o prefeito Percival Cardoso, o presidente do Sindicato Rural, Jerry Marcos Cassol e outras autoridades municipais e estaduais. Representantes de associações de trabalhadores rurais e sindicatos fortaleceram o evento.

“Todo este trabalho pela titulação nos assentamentos Mercedes I e II mostra as dificuldades em se fazer reforma agrária no Brasil, mas evidencia que lutar por nossos direitos sempre vale a pena. Esta é mais uma vitória da agricultura familiar. Nosso mandato tem e continuará tendo a agricultura familiar e a reforma agrária como principais bandeiras de luta. Contem sempre comigo”, concluiu o deputado Valdir Barranco.

RODRIGO AMORIM / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Deputado Barranco participa da entrega títulos de terras em Tabaporã

Enviando Comentário Fechar :/