Deputado Barranco denuncia que Governo Mauro Mendes omite origem de recursos e cria cortina de fumaça na habitação
Parlamentar cobra transparência sobre investimentos estaduais em moradia e questiona uso de recursos federais sem o devido reconhecimento.

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou, na última quarta-feira (5), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o requerimento nº 33/2025, exigindo transparência do Governo do Estado sobre as políticas habitacionais em curso. O documento, encaminhado ao governador Mauro Mendes, solicita informações detalhadas sobre as unidades habitacionais do programa federal "Minha Casa Minha Vida" em construção e o grau de participação do governo estadual nessas obras.
Dentre os questionamentos, Barranco pede esclarecimentos sobre o número de unidades do programa federal em andamento, a existência e o valor total da contrapartida do Estado nessas construções, e detalhes sobre a execução do programa estadual "Ser Família Habitação". Para o deputado, há uma preocupação crescente de que o governo estadual esteja se apropriando de recursos federais sem dar os devidos créditos.
"O que estamos vendo é um jogo de esconde-esconde com os recursos federais. O governo de Mauro Mendes anuncia com pompa e circunstância o 'Ser Família Habitação', mas sem sequer admitir que o dinheiro vem do Governo Federal, através do Minha Casa Minha Vida", denunciou Barranco.
A iniciativa do deputado visa esclarecer se há, de fato, uma política estadual robusta para habitação ou se o governo apenas capitaliza em cima de projetos federais. "Queremos saber onde está a verdadeira iniciativa estadual para moradia. O governo Mendes fala muito, mas age pouco quando se trata de garantir moradia digna para nossa população", criticou o parlamentar.
O déficit habitacional em Mato Grosso tem se agravado nos últimos anos, resultado da falta de projetos consistentes na primeira gestão de Mauro Mendes. Agora, com o lançamento do "Ser Família Habitação", muitas dúvidas surgiram quanto à sua estrutura, origem dos recursos e critérios de seleção dos beneficiários.
Para Barranco, o requerimento tem o papel fundamental de garantir transparência e fiscalização. "A população tem direito de saber como estão sendo usados os recursos públicos e se de fato o Estado está investindo em habitação ou apenas pegando carona em programas federais", concluiu Barranco. "Agora, cabe ao Governo do Estado responder aos questionamentos e esclarecer à sociedade mato-grossense se há compromisso real com a habitação popular ou apenas propaganda vazia", finalizou.
Pedro Velasco
Olá, deixe seu comentário para Deputado Barranco denuncia que Governo Mauro Mendes omite origem de recursos e cria cortina de fumaça na habitação