Deputado Barranco visita municípios do interior durante feriado

A caravana passou por quatro cidades ouvindo pequenos agricultores e sindicatos rurais

Deputado Barranco visita municípios do interior durante feriado

Enquanto muitos servidores aproveitaram a folga decorrente dos últimos feriados, o deputado estadual Valdir Barranco seguiu com sua caravana pelo interior do estado. Em pauta, reuniões para tratar dos problemas enfrentados pelos agricultores familiares, como o bloqueio imposto pelo TCU e a titulação de terras.

A primeira cidade visitada, no sábado (29), foi Santo Antônio de Leverger. Barranco esteve na Agrovila do distrito das Palmeiras conversando com os associados da Cooperativa de Pequenos Agricultores. Ficou acertado que o deputado vai destinar emenda parlamentar para ajudar na organização e estruturação da cooperativa, como a compra de equipamentos e a capacitação dos associados.

No dia seguinte (30), a caravana foi a Rondonópolis. Barranco esteve reunido com agricultores familiares do assentamento Carimã. No local, cerca de 190 famílias ainda lutam pela titularidade de seus lotes. “Estamos abandonados. Recebemos as parcelas em 1999 e mais nada. Fomos jogados na terra sem qualquer recurso. A gente precisa de crédito e não tem porque o banco só financia quem é dono da terra”, reclamou o agricultor Mario Oliveira da Silva, 73 anos. Ele foi um dos primeiros assentados.

Valdir Barranco explicou que a demora na titulação ocorre porque a lei da reforma agrária está ultrapassada. Segundo ele, a legislação obriga o trabalhador a permanecer 20 anos na terra para quitar seu título. Depois disso, outros 10 anos esperando a regularização do lote por parte do Incra. Na AL, o deputado propôs a instalação de uma Câmara Temática para discutir os conflitos agrários e propor medidas ao governo federal pedindo mudanças na reforma agrária.

“Temos que assegurar ao assentado o direito de quitação do lote mesmo antes do fim do prazo regulamentar do financiamento. Se ele tiver o dinheiro na mão nada pode o impedir de quitar a parcela e conseguir seu título imediatamente. O que se faz, hoje, é tirar do trabalhador o direito à liberdade e de melhores condições de vida para ele e sua família. Todos sabemos que com o título na mão ficará mais fácil para acessar linhas de crédito, aumentar a produção e melhorar de vida. Estamos lutando por esta mudança.”

O deputado se comprometeu em cobrar do Incra mais rapidez na fiscalização do georreferenciamento dos lotes, outra regra para a titulação das terras. “Antes de ser deputado fui superintendente do Incra (2011/2014) e, em parceria, fizemos o georreferenciamento do Carimã. Desde então, os assentados aguardam a conclusão da fiscalização deste trabalho para que consigam o título definitivo de seus lotes. Muitas famílias já quitaram as parcelas, fizeram o dever de casa e continuam sem os títulos. Vou cobrar atenção por parte do governo federal.”

Fechando a agenda do mês de outubro, Valdir Barranco esteve na cidade de Campo Verde. No primeiro compromisso, participou de reunião no Sindicato Rural dos Trabalhadores. O deputado recebeu do presidente Reginaldo Gonçalves Campos uma série de demandas. Entre elas, apoio para instalação do Shopping da Agricultura Familiar e a abertura do Centro de Processamento de Embalagens de Produtos da Agricultura Familiar.

“Temos muita dificuldade para vender nossos produtos, até porque não podemos ter empresas. Tudo o que produzimos vem pra feira e boa parte se perde por falta de compradores. Se conseguirmos abrir o Centro de Processamento e Embalagem - que já está construído - pra funcionar poderemos beneficiar os produtos e evitar perdas. Se contarmos ainda com o Shopping da Agricultura Familiar vamos aumentar as vendas beneficiando muitas famílias. Precisamos do apoio do deputado Barranco”, disse Reginaldo Campos.

No mesmo dia, o deputado participou de reunião com o prefeito de Campo Verde, Fábio Schroeter. Ele pediu apoio aos agricultores familiares. “O prefeito Fábio se mostrou comprometido. Disse que vai avaliar as questões da agricultura familiar e logo dará resposta. Coloquei nosso gabinete à disposição para ajudar em todas as demandas do município. Vamos acompanhar. Além disso, já encaminhei todas as questões à Secretaria Estadual de Agricultura”, explicou o deputado.

Ontem (2), o deputado Valdir Barranco esteve em Sinop, onde participou de uma assembleia, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no assentamento Ézio Manoel de Souza. Em pauta, o destino das mais de 200 famílias de agricultores retiradas de suas parcelas pela Companhia Energética de Sinop (CES) para a construção de uma usina hidrelétrica.

“Vou cobrar da CES o reassentamento destas famílias em um local próximo donde foram retiradas. Não vamos aceitar que sejam arrancadas de suas parcelas e jogadas em qualquer lugar, longe de suas famílias. Além disso, vou cobrar do Incra o desbloqueio destes e de todos os 55 mil assentados de Mato Grosso; o que foi prometido pelo órgão para o dia 1° de novembro, mas não aconteceu. Nosso mandato é popular e com foco, também, na agricultura familiar”, concluiu o deputado.

Robson Fraga

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Deputado Barranco visita municípios do interior durante feriado

Enviando Comentário Fechar :/