Barranco solicita que governo amplie o número de merendeiras nas escolas de Mato Grosso
Parlamentar aponta que número de refeições aumentou e por isso a quantidade de servidoras também precisa mudar

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou um requerimento cobrando que o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), e o Secretário de Educação, Alan Porto, aumente o número de merendeiras em todas as unidades escolares da rede estadual de ensino.
O parlamentar apontou que o número de refeições aumentou, por isso o número de profissionais também deve crescer. “Atualmente, os estudantes possuem 3 (três) refeições nas escolas e isso é muito gratificante, pois muitas crianças vão para escola sem café da manhã ou sem almoço. Portanto, com o aumento do número de refeições é necessário aumentar também o número de servidoras que cuidam das merendas”, explicou.
Barranco lembrou que o trabalho específico de uma merendeira vem passando por diversas transformações, tornando-se cada vez mais intenso e complexo. “Desde o preparo de uma merenda, à base de leite com achocolatado e biscoitos, arroz-doce, mingaus e polenta, agora elas preparam e distribuem refeições aos alunos para o dia todo. Além de todas as atribuições, a merendeira ao executar suas tarefas no dia a dia, relaciona-se com todos na escola, alunos, professores, funcionários administrativos, equipe gestora e visitantes”, defendeu.
No documento de cobrança, o deputado apontou as mais variadas funções da merendeira, desde limpeza e organização da cozinha até os cuidados com os insumos usados na cozinha: Zelar pela limpeza e organização da cozinha; Receber do nutricionista e da direção da escola as instruções necessárias; Receber os alimentos e demais materiais destinados à alimentação escolar; Controlar os estoques de produtos utilizados na alimentação escolar; Armazenar alimentos de forma a conservá-los em perfeito estado de consumo; além de outras milhares de responsabilidades.
O deputado também disse que “alimentação é um ato de amor e de doação, sendo assim, a merendeira está doando através do seu trabalho diário amor ao estudante que se alimenta na escola. Não só o preparo deve ser feito com esmero e cuidado mas também deve ser lembrado que no momento de servir a merenda o aluno tem o maior contato da merendeira com o aluno”.
Pedro Velasco
Olá, deixe seu comentário para Barranco solicita que governo amplie o número de merendeiras nas escolas de Mato Grosso
Rosangela Souza
Aurora Mendes
Edna Silva Torres
Gelcina Silva
Maria Adelide Fontenelle de Moraes Borsekowsky
Vilma Teotônio dos Santos
Dejane Flores