Barranco propõe implantação do Disque Saúde Mental da Mulher em Mato Grosso
Proposta busca dar apoio emocional e psicológico para mulheres vulneráveis

Na última quarta-feira (3), durante sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Almt), o deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou a Indicação nº 3387/2024, que solicita a criação do Disque Saúde Mental da Mulher em todos os 142 municípios do estado. Este serviço telefônico terá como objetivo principal oferecer apoio emocional e psicológico a mulheres em situação de vulnerabilidade e adoecimento mental, garantindo sigilo e anonimato.
"Através de um número telefônico, dispor de profissionais disponíveis para atendimento que forneçam apoio emocional e psicológico para mulheres em situação de vulnerabilidade e adoecimento mental, sob total sigilo e anonimato", afirmou o deputado Barranco durante sua fala na Assembleia Legislativa.
Os profissionais capacitados para realizar os atendimentos terão a responsabilidade de fornecer informações cruciais sobre os auxílios e programas estaduais destinados às mulheres em situação de violência e vulnerabilidade econômica. Além disso, estarão aptos a orientar sobre os locais e formas de encaminhamento para atendimentos especializados de saúde mental, como os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e os hospitais públicos do estado.
Barranco também destacou a importância da ampla divulgação do serviço: "O Disque Saúde Mental da Mulher deve ser divulgado, através de cartazes e outros meios de publicidade, em locais de grande circulação, como terminais de ônibus, ônibus, praças e demais locais. Sendo assim, visando melhor qualidade de vida para as mulheres do Estado de Mato Grosso”, finalizou o parlamentar.
Pedro Velasco
Olá, deixe seu comentário para Barranco propõe implantação do Disque Saúde Mental da Mulher em Mato Grosso
Jorcelino Freitas