Barranco fortalece agricultura familiar e sustentabilidade em reunião com senador Jaime Campos e UFMT
Deputado articula apoio para o Programa “Plantando Águas para a Vida” e outros projetos que unem desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental no Cerrado-Pantanal

Na manhã desta segunda-feira (28), o deputado estadual Valdir Barranco organizou e participou de uma importante reunião com o senador Jaime Campos e o professor Ronilton Souza Carlos, coordenador do Projeto RADIS UFMT, para discutir o fortalecimento de projetos sustentáveis voltados para a agricultura familiar de Mato Grosso.
O principal foco do encontro foi a apresentação e a solicitação de apoio para o início do Programa “Plantando Águas para a Vida”, iniciativa que visa a qualificação e a quantificação dos recursos hídricos da Bacia Territorial Pantaneira, com enfoque na bioeconomia circular. O objetivo é oportunizar negócios sustentáveis e promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região de transição Cerrado/Pantanal.
Além do novo projeto, também foi destaque na reunião o trabalho do Programa Radis (Radar de Indicadores de Sustentabilidade), da UFMT, que desenvolve pesquisas e ações voltadas à conservação ambiental, fortalecimento da agricultura familiar e promoção da bioeconomia na região.
“Estamos plantando hoje a semente de um futuro sustentável para nossa gente. A agricultura familiar precisa de apoio para crescer com responsabilidade ambiental, gerando renda e dignidade no campo”, destacou o deputado Barranco.
Durante a reunião, também foram apresentados outros projetos que impulsionam práticas sustentáveis e fortalecem os pequenos produtores mato-grossenses. A intenção é integrar ações que garantam a proteção dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.
O senador Jaime Campos reforçou seu compromisso com as pautas ambientais e sociais do estado. “Faz parte da nossa missão garantir recursos para projetos sérios como esse, que valorizam o agricultor familiar e preservam o Pantanal para as próximas gerações”, afirmou.
Para o professor Ronilton, o encontro representa um passo fundamental para unir ciência e políticas públicas em prol do meio ambiente e da economia local. “Queremos mostrar que é possível conciliar produção com preservação, gerando negócios sustentáveis e fortalecendo o homem pantaneiro”, ressaltou o professor.
O Programa “Plantando Águas para a Vida” será uma base estratégica para estruturar projetos que promovem a bioeconomia, a educação ambiental e a geração de empregos verdes, alinhados aos princípios do desenvolvimento sustentável e da valorização dos saberes tradicionais.
Pedro Velasco
Olá, deixe seu comentário para Barranco fortalece agricultura familiar e sustentabilidade em reunião com senador Jaime Campos e UFMT