Barranco condena projeto que “excluía” feriado de Dia da Consciência Negra em Mato Grosso
PL foi arquivado na Assembleia Legislativa, com apenas um voto contrário.

JL Siqueira / ALMT
O deputado estadual Valdir Barranco (PT) usou a tribuna do Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Almt), nesta quarta-feira (6), para defender o povo negro e criticar o projeto de lei nº 1050/2021 que alterava a Lei 7.879, de 2002, e instituía o dia 20 de novembro, data do aniversário da morte de Zumbi dos Palmares e Dia Nacional da Consciência Negra, como ponto facultativo em Mato Grosso.
Com parecer contrário à aprovação da Comissão de Educação, ou seja, pelo arquivamento do PL, a proposta foi rejeitada pelos deputados, com apenas um voto contrário. O parlamentar expressou sua defesa e indignidade com a apresentação do projeto.
“Foi com as mãos, o suor e o trabalho dos pretos e pretas, dentro das condições mais desumanas e inimagináveis, que eles foram e são os maiores responsáveis pelo que Mato Grosso se tornou hoje. A data de 20 de novembro não foi conquistada de maneira suave e muito menos de bondade. Ela é resultado de muito esforço, dedicação e da mobilização e organização dos negros e dos movimentos negros de todo o Estado”, disse.
Barranco também explicou que o Dia da Consciência Negra não é apenas um feriado. “Essa data não é meramente um dia de feriado, ela carrega um simbolismo para os pretos e pretas que, ao longo de 300 anos de escravidão, tiveram todos os seus direitos negados. Os negros e negras têm o direito de relembrarem seus antepassados, sua história, suas lutas e seus heróis, como Zumbi, Dandara e tantos outros e outras. Não aceito um projeto de desserviço como esse”, defendeu.
O deputado finalizou dizendo que esse PL é um desrespeito com o movimento negro. “O dia 20 de novembro é um dia de conscientização, de construção permanente da história e de consciência coletiva, para que os nossos educadores e educadoras ensinem as próximas gerações continuem aprendendo permanentemente respeitando a história destes que tiveram em seus ancestrais a construção”, finalizou.
Pedro Velasco
Olá, deixe seu comentário para Barranco condena projeto que “excluía” feriado de Dia da Consciência Negra em Mato Grosso