Barranco cobra resposta do governo sobre obras do prédio da Empaer, paralisada desde 2014
Prevista para ser entregue em 2013, obra está abandonada por falta de acordo entre a construtora responsável e Estado.

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) usou a tribuna do Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Almt) para apresentar um requerimento, destinado ao governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), e a secretária de Agricultura Familiar (SEAF), Teté Bezerra, cobrando providências e informações sobre a obra do prédio da Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), que está paralisada desde 2014.
No documento, apresentado durante a última sessão, o parlamentar traz algumas questões que a gestão estadual precisa sanar. “Apresentei esse pedido para que o governo tire as nossas dúvidas quanto ao abandono e descaso total, mais uma vez, com a Empaer e os agricultores e agricultoras familiares de Mato Grosso. Nós queremos saber: 1) Qual o cronograma para a execução da obra; 2) Qual o prazo de encerramento da reforma/obra; 3) Por qual motivo ainda não foi entregue a referida obra/reforma; 4) O que falta para que se encerre e quem é o servidor responsável pelo prosseguimento deste assunto junto ao Governo Estadual; 5) Qual valor do gasto total e o quanto já foi pago? 6) O que já foi feito na obra?”, apontou.
Barranco lembrou ainda que não é a primeira vez que o governo de Mauro Mendes trata a Empaer de maneira desleixada e como se não tivesse importância. “A produção campesina não é só entregar máquinas atrás de máquinas e deixar o povo largado à própria sorte. Ela precisa de estudos, pesquisas e assistência rural. Infelizmente, coisas que a atual gestão estadual não quer e nem pensa em realizar. Não podemos nos esquecer que Mauro Mendes quis extinguir a Empaer e, quando não conseguiu, decidiu exonerar diversos funcionários que já tinham mais de 30 anos dedicadas ao campo”, afrimou.
Paralisada desde 2014, a obra é resultado de um Convênio de 2010, entre o Governo Federal, via Ministério do Desenvolvimento Agrário– MDA, e o Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários. Ela deveria ter sido entregue em 2013, mas por falta de acordo entre a construtora e o Governo do Estado com referência a disponibilidade de recursos financeiros para atendimento aos reajustes previstos em lei.
“Nós sabemos que apenas 8% da obra foi realizada. Isso é uma vergonha. É a confirmação do descaso com a agricultura familiar de Mato Grosso, que é a maior responsável por colocar comida na mesa de todos e todas as mato-grossenses. Mais de 70% dos alimentos consumidos em todo o Estado são produzidos pelas mais de 104 mil famílias de agricultores e agricultoras. Isso não pode ser feito da forma que está sendo”, finalizou Barranco.
Pedro Velasco
Olá, deixe seu comentário para Barranco cobra resposta do governo sobre obras do prédio da Empaer, paralisada desde 2014
Creuza Lemes da Silva Souza
João de Melo. Melo.