Barranco cobra que Seduc contrate coordenadora escolar indígena para Delegacias Regionais de Educação
Educação indígena garante continuidade de memórias histórias, identidades étnicas, valorização de línguas e ciências, entre tantas outras responsabilidades

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) solicitou que o secretário de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), Alan Porto, contrate uma coordenadora escolar indígenas para os quadros de equipes das Delegacias Regionais de Educação (DRE), nos municípios onde houverem grupos étnicos indígenas. O requerimento foi apresentado na última quarta-feira (4), durante sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Almt).
O parlamentar apontou que vêm recebendo inúmeras reclamações de estudantes indígenas, pais e da comunidade escolar onde muitas cidades do estado não contam com essa coordenadoria.
“Nos tem chegados diversas críticas e várias reclamações sobre essa ausência nas equipes das DRE’s. Esse era um problema que apontamos antes da troca inexplicável para essas delegacias de educação. É de extrema importância que haja nas DRE's dos municípios aonde se encontram esses grupos étnicos uma coordenadoria específica para que seja garantido o sistema de ensino de qualidade e diferenciado, no sentido de atender as especificidades de um povo diferente da sociedade nacional”, explicou.
Barranco também disse sobre a importância do ensino indígena ser direcionado e levado a sério, visto que ela garante o seguimento da cadeia de história que eles carregam há séculos. “A educação escolar indígena é uma modalidade da educação básica que visa a garantia da continuidade de memórias históricas, reafirmação de identidades étnicas, valorização de línguas e ciências, além do acesso a informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais indígenas”, apontou.
“Em todos os níveis e modalidades da Educação Escolar Indígena devem ser garantidos os princípios da igualdade social, da diferença, da especificidade, do bilinguismo e da interculturalidade, contando preferencialmente com professores e gestores das escolas indígenas, membros da respectiva comunidade indígena”, finalizou o deputado.
Pedro Velasco
Olá, deixe seu comentário para Barranco cobra que Seduc contrate coordenadora escolar indígena para Delegacias Regionais de Educação