Barranco apresenta projeto que prevê a contratação de influenciadores digitais para promover turismo de Mato Grosso

Proposta busca modernizar, potencializar e diferenciar as estratégias de divulgação dos atrativos turísticos do todo o Estado

Barranco apresenta projeto que prevê a contratação de influenciadores digitais para promover turismo de Mato Grosso

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou, em janeiro deste ano, um projeto de lei que prevê a contratação de influenciadores digitais de Mato Grosso, através de editais, para produzir e divulgar em suas redes sociais conteúdo relevante e potencializador do turismo no Estado e seus municípios.

“Precisamos entender a relevância da modernização das estratégias de promoção turística para potencializar o turismo, um setor vital para a economia do estado. As mídias sociais e os influenciadores digitais tornaram-se canais de comunicação extremamente eficazes, alcançando um vasto público de maneira rápida e interativa. A utilização desses recursos para a promoção dos atrativos turísticos busca explorar essas plataformas para atrair um público mais amplo e diversificado”, explicou o parlamentar.

Segundo alguns dos trechos do PL nº 16/2024, entende se como atrativo turístico, todo lugar, objeto ou acontecimento de interesse para o turismo, de ordem natural ou cultural; bem como a contratação dos influenciadores que se dará por decisão colegiada de Comissão Técnica de Seleção. Os influenciadores digitais que atuarem nos termos desta Lei poderão utilizar o selo “Rio Digital Influencer” como chancela e reconhecimento oficial pelo seu trabalho em prol do turismo regional.

Barranco lembra que o turismo é um dos principais motores econômicos de Mato Grosso, contribuindo significativamente para a geração de empregos, renda e para o desenvolvimento regional. “O setor é essencial para a economia local, não apenas em termos financeiros, mas também como meio de promover a cultura, a história e a beleza natural da região. Dessa forma, investir em estratégias inovadoras de divulgação é uma ação estratégica para fortalecer o turismo”, disse.

O deputado finaliza apontando que o projeto pode contribuir para a democratização do acesso à informação turística, alcançando públicos variados, incluindo aqueles que podem não ser atingidos pelos meios tradicionais de divulgação. “Isso amplia significativamente o alcance e a efetividade das campanhas de promoção turística. A iniciativa de incorporar as mídias sociais e influenciadores digitais nas estratégias de promoção turística reflete uma adaptação necessária às tendências atuais de comunicação e marketing, oferecendo uma oportunidade para que o Estado de Mato Grosso se posicione de maneira competitiva no cenário turístico global”.

Pedro Velasco

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