Barranco apresenta projeto para incentivar a contratação de mulheres com câncer de mama
Texto cria o programa Empresa Rosa e o Selo Rosa para incentivar a inserção dessas mulheres no mercado de trabalho

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou na última semana, durante sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Almt), o Projeto de Lei nº 3356/2024, que regula as condições de trabalho de mulheres que foram diagnosticadas e que estão em tratamento ou em período de aguardo de remissão do Câncer de Mama, além de criar o programa Empresa Rosa para incentivar a contratação e a reinserção de mulheres que foram diagnosticadas com a doença.
Para o parlamentar, o mercado de trabalho deve ser um espaço de inclusão social, além de ser acessível a todas as pessoas, independentemente de sua condição de saúde. “As mulheres que foram diagnosticadas, estão em tratamento ou em período de aguardo de remissão do câncer de mama têm o direito de trabalhar e de contribuir para a economia. Nesse contexto, é importante que a iniciativa privada e o governo criem políticas e programas que facilitem a reinserção dessas mulheres no mercado de trabalho”, disse.
O projeto também prevê a concessão do “Selo Rosa”, que será concedido às empresas que demonstrarem compromisso com a inclusão e reinserção de mulheres com câncer de mama; podendo ainda receber incentivos fiscais, bem como acesso a programas de qualificação profissional para a contratação e reinserção das mulheres no mercado.
“A educação e a conscientização são essenciais para quebrar os estigmas e preconceitos que ainda existem em torno do câncer de mama. A iniciativa privada e o governo podem promover essas ações por meio de campanhas, treinamentos e eventos, assim o mercado de trabalho se tornará um lugar mais justo e inclusivo para toda trabalhadora”, ressaltou Barranco.
O câncer de mama é uma doença grave, mas que tem cura em grande parte dos casos. O tratamento, no entanto, pode ser longo e difícil, o que pode atrapalhar o retorno ao trabalho. Esse tipo de câncer é mais comum entre as mulheres no Brasil, sendo responsável por cerca de 28% de todos os casos de câncer registrados no país. O diagnóstico e o tratamento do câncer de mama podem ter um impacto significativo na vida das mulheres, especialmente nas condições de trabalho.
Pedro Velasco
Olá, deixe seu comentário para Barranco apresenta projeto para incentivar a contratação de mulheres com câncer de mama