Audiência pública vai discutir regularização fundiária em VG

Deputado Valdir Barranco afirma que 83% dos lotes no município são irregulares

Audiência pública vai discutir regularização fundiária em VG

O deputado Valdir Barranco (PT) esteve na Prefeitura de Várzea Grande para convidar a prefeita Lucimar Campos (DEM), para participar da audiência pública que vai tratar da regularização fundiária do município, tanto urbana quanto rural. Segundo o deputado, mais de 80% dos lotes da cidade continuam irregulares.

“Sabemos que 83% dos lotes em Várzea Grande não possuem escritura. Com o crescimento populacional de Várzea Grande, muita gente ocupou áreas dentro do município que ainda pertencem ao estado ou à União. Precisamos juntar nesta audiência representantes do Intermat (Instituto de Terras de Mato Grosso), da prefeitura, usuários, representantes da sociedade civil organizada e também do Incra para juntos encontrarmos a melhor solução e avançarmos na regularização fundiária.”

Barranco explicou que a regularização precisa ser tratada com urgência. Segundo o deputado, “do jeito que está perdem todos: estado e prefeitura que deixam de arrecadar impostos, União que deixa de avançar em reforma agrária e os cidadãos que ocupam áreas irregulares há anos e não são donos dos lotes.”

“O usuário é prejudicado por todos os lados. Desde a hora que ocupa ou compra um lote irregular até o momento em que precisa vender o imóvel ou usá-lo como garantia financeira e não consegue, passando é claro, pelos problemas provocados pela falta de infraestrutura. Já o poder público perde porque não consegue arrecadar seus impostos ficando impedido de oferecer aos cidadãos da cidade e do campo os serviços essenciais como saneamento, saúde e educação.”

A prefeita Lucimar Campos (DEM) apoiou a iniciativa e garantiu que sua equipe vai participar da audiência marcada que acontece no próximo dia 27 de março, na Câmara Municipal. Ela explicou que o município conta com um Conselho de Regularização Fundiária que está fazendo o levantamento de todos os lotes irregulares".

“Temos grande interesse em resolver esta questão. Precisamos contar com a cooperação do estado para que repasse ao município as áreas de seu domínio e então possamos escriturar todos estes lotes urbanos irregulares. Quanto aos lotes rurais da reforma agrária, caberá ao Incra e ao Intermat a titulação das terras.  O apoio do deputado Valdir Barranco é importantíssimo na gestão junto ao Estado e ao governo federal. O parabenizo pela importante iniciativa desta audiência. Vamos trabalhar juntos”.

Para a audiência pública foram convidados representantes do Incra, Intermat, Defensoria Pública, Ministério Público Estadual e do IFMT.

ROBSON FRAGA / ASSESSORIA DE GABINETE

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Audiência pública vai discutir regularização fundiária em VG

Enviando Comentário Fechar :/