ALMT aprova projeto que cria a Medalha ''Lucíola Zanirato'' para homenagear jovens personalidades de MT

Projeto de Resolução foi aprovado em segunda votação nesta terça-feira (31)

ALMT aprova projeto que cria a Medalha

Foi aprovado de maneira unânime pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), durante votação em sessão plenária nesta terça-feira (31), o Projeto de Resolução nº 310/2019 que institui a Medalha ''Lucíola Zanirato'' com o objetivo de homenagear personalidades importantes da juventude Mato-grossense.

Com a aprovação, os jovens de todo o Estado de Mato Grosso passam a ser prestigiados com a Medalha de Honraria “Lucíola Zanirato”, que será indicada pelos Parlamentares, a indicação de nomes de jovens, grupos ou instituições matogrossenses da juventude, com o mecanismo de reconhecimento aos relevantes serviços prestados que representem o Estado de Mato grosso ao nível nacional e internacional.

Idealizador do projeto, o deputado estadual Valdir Barranco (PT) afirmou que essa iniciativa busca reconhecer as personalidades e trabalhos da juventude, além de premiar e revelar talentos, impulsionar trabalhos no Estado e investir em jovens estudantes que procuram inovar os desafios para a sociedade.

“Essa proposta é uma necessidade que nós temos de reconhecer, demonstrar, e salientar para com a juventude de Mato Grosso que se destaca por meio da educação e seus projetos. Sei que cada um de nós, independentemente de onde atue, temos vários exemplos de alunos e alunas que são bem sucedidos à partir das nossas escolas públicas, seja com um prêmio em alguma competição e iniciativa, ou alguma condecoração pela elaboração de um projeto que beneficie a sociedade”, disse Barranco.

O parlamentar citou alguns exemplos de estudantes de Mato Grosso que, através da educação, conseguiram alçar voos altos para além do Estado e do Brasil. Um deles é o do Gilberto Giuzio, que foi aluno do deputado Barranco, quando ele era professor no município de Nova Bandeirantes –MT.

“Dei aula para ele na 8ª série, hoje 9º ano, e desde o primeiro dia já notei que ele era diferente, pois fazia as equações de química e física com muita facilidade e rapidamente chegava ao resultado. Mas, por ser um menino que morava na zona rural da cidade, teve de abandonar a escola por causa do padrasto, que dizia que o estudo atrapalhava o serviço na roça. Um fator muito comum nas roças do Brasil. Mas conseguiu voltar e terminar o ensino médio através do provão, com nota máxima em todas as matérias. Ele foi aprovado em 5 ou 6 universidades de São Paulo, e decidiu fazer o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos-SP. Foi para os Estados Unidos fazer doutorado e hoje é um grande empreendedor do mercado financeiro”, explicou o deputado.

A escolha do nome da medalha ser o da Lucíola Zanirato vai de encontro direto com o motivo principal que é o de incentivar e dar forças para a juventude de Mato Grosso, feito que a Lucíola fez durante toda sua vida.

Lucíola foi estudante de escola pública em Cuiabá e graduou-se em Psicologia, onde atuou como psicóloga servidora da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado de Mato Grosso. Durante seu tempo de estudante participou de manifestações sociais e reinvidicações do movimento estudantil, como o direito ao Passe livre. Sua frase de vida era: "Quero que leve uma vida leve e se for me levar, te espero", expressa sua vida e luta pelos que sofrem e pedem ajuda, principalmente as crianças, adolescentes e jovens. Infelizmente, ela faleceu em 2015, com 31 anos, vítima de acidente de carro.

“Temos a absoluta certeza que ela teria e tem o maior orgulho de ver que esses prêmios estão sendo dados para esses menores que se destacaram. Afinal, ela sempre teve muita fé, força e interesse na recuperação de crianças e adolescentes”, concluiu o parlamentar.

Pedro Velasco

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para ALMT aprova projeto que cria a Medalha ''Lucíola Zanirato'' para homenagear jovens personalidades de MT

Enviando Comentário Fechar :/