2021: O Centenário Paulo Freire

Homenagens para o Patrono da Educação Brasileira estão acontecendo por todo o país

2021: O Centenário Paulo Freire

Este ano de 2021 está sendo muito comemorado o Centenário do educador Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira, que faria 100 anos no dia 19 de setembro. Mas juntamente com toda essa festa, nesta terça-feira, dia 13 de abril, celebrou-se o aniversário da Lei n° 12.612/12, que declara Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira.

Além de contribuir com a alfabetização crítica de milhares de jovens e adultos no Brasil e no mundo, sendo um dos pedagogos mais lidos e estudados pelas principais universidades do planeta, Paulo Freire ajudou a organizar a resistência de nosso povo contra a ditadura civil-militar, dando inúmeras contribuições à democracia.

A lei n° 12.612/12 é uma justa e acertada homenagem do povo brasileiro a um dos mais reverenciados e admirados autores do mundo. Defender o legado de Paulo Freire é defender a liberdade de pensamento, a democracia, e o respeito a todos e todas. Paulo nasceu, cresceu e viveu para e através da educação. Ele não cansava de afirmar e reafirmar: Ensinar não é apenas transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

Em 2020, o deputado estadual Valdir Barranco (PT), quando ainda estava à frente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Almt) realizou uma reunião extraordinária em homenagem ao centenário de Paulo Freire.

O parlamentar destacou a importância do filósofo e educador para a educação brasileira e afirmou que esta é a primeira das diversas atividades que serão promovidas pela comissão.

“Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis da história da pedagogia mundial, tendo influenciado um movimento chamado Pedagogia Crítica. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política. Foi o brasileiro mais homenageado da história, com pelo menos 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América, e recebeu diversos galardões, como o prêmio da Unesco de Educação para a Paz em 1986”, afirmou.

Pensando em homenagear o Patrono da Educação, o Partido dos Trabalhadores (PT) lançou, no dia 20 de março, um manual para "preparar militantes" para atuar como educadores e organizar núcleos de vivências, estudo e lutas contra o "fascismo". O objetivo, por meio da ação chamada "Nova Primavera" é organizar um sistema nacional de formação e educação política do PT país afora, informa o partido.

Paulo sempre foi, é e sempre será inspiração e base para muitas pessoas que existem e trabalham para manter seu legado de pensamento: Educação de qualidade para todos e todas. Também defendia que o ensino seja realizado como forma de despertar a criticidade do aluno, fazendo com que o mesmo buscasse a ampliação de sua consciência social e conseguisse atingir à autonomia.

Também era defensor assíduo dos professores. Acreditava que o papel do professor ia além do ensinar, pois para ele o ato de ensinar está diretamente relacionado ao de aprender. Por essa razão, defendia que o professor deveria ser valorizado em todos os sentidos, pois ele é fundamental para a construção de uma sociedade que pretende atingir uma educação de qualidade.

Sempre lutou e trabalhou na defesa dos ganhos do profissional, na implementação de movimentos de alfabetização, formação continuada e de revisão curricular. Por seus inúmeros feitos em prol da educação nacional, seus profissionais e suas pesquisas, recebeu nada menos que 41 títulos de doutor honorário em diversas universidades do mundo, inclusive Harvard e Oxford.

Ainda hoje, Paulo Freire é um ícone da educação brasileira, sendo um dos nomes mais respeitáveis para pesquisas relacionadas à alfabetização. Seja ele amado, incompreendido ou rejeitado, isso não muda o fato de que as obras de Freire falam por si e se tornaram um legado importante para o desenvolvimento da visão educacional moderna.

Pedro Velasco

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para 2021: O Centenário Paulo Freire

Enviando Comentário Fechar :/